Conduzida
pela Equipe Gestora da escola aconteceu no dia 24 de maio nas dependências da E.E.B.
João XXIII mais uma reunião pedagógica com os segundos professores e os
profissionais do SAEDE (Serviço de Atendimento Especializado)
Iniciamos
com a uma dinâmica do Bom Dia, que teve
como objetivo “Quebrar o gelo e promover a integração do grupo.”
Dinâmica
consiste em dizer um bom dia de maneira
diferente.
Foram
colocados em suas cadeiras versos de como proceder:
CUMPRIMENTAR
OS COLEGAS DE GRUPO COM UM ABRAÇO.
RECITAR
UMA POESIA.
CANTAR
UMA MÚSICA DA QUAL VOCÊ GOSTE, JUNTO COM O GRUPO.
BRINCAR
DE RODA COM OS COLEGAS.
PROPOR
UM GRITO DE GUERRA PARA QUE TODOS GRITEM JUNTOS.
IMITAR
UM PERSONAGEM CONHECIDO.
VENDER
ALGUMA COISA INTERESSANTE (ALGO QUE TENHA COM VOCÊ) PARA OS COLEGAS.
FAZER
UMA DECLARAÇÃO DE AFETO A UM DOS PARTICIPANTES.
CONTAR
UMA PIADA PARA O GRUPO.
IMITAR
O GRITO DO TARZAN.
SUBIR
NA CADEIRA E FAZER UM DISCURSO DEFENDENDO A TESE DE QUE NINGUÉM DEVERIA POSSUIR
NOMES PRÓPRIOS. MAS, SIM, SER IDENTIFICADO POR UMA PEÇA DE ROUPA, TIPO: CAMISA
VERDE.
DANÇAR
SOZINHO UMA VALSA QUE SERÁ CANTADA PELO GRUPO.
TRANSMITIR
UMA PARTIDA DE FUTEBOL, IMITANDO UM LOCUTOR GAGO.
PROPOR
UMA BRINCADEIRA QUE ENVOLVA TODO O GRUPO.
CANTAR
O HINO DE ALGUM TIME DE FUTEBOL
CANTAR
UMA MÚSICA INFANTIL.
FALAR
UMA PALAVRA EM INGLÊS E SUA TRADUÇÃO.
FAÇA
DE CONTA QUE VOCÊ ESTÁ EM UMA PASSARELA E DESFILE PELA SALA COMO UMA MODELO.
Durante
a dinâmica grupo foi se descontraindo, refletimos que muitas vezes dentro sala de aula precisamos de
muita criatividade e dinamismo com os
nossos alunos e assim como foi na dinâmica.
Discutimos o
texto:
- ALÔ, É DA CASA DE D. MARIAZINHA?
- Sim, com quem deseja falar?
- COM A PRÓPRIA. AQUI É CARMEM, LÁ DA MESMA ESCOLA ONDE ELA TRABALHA.
- Pode Falar Carmen, Aqui Quem Fala É Mariazinha.
- Mas que ótimo te pegar em casa. É sobre o maldito planejamento do ensino. Eu nem sei por onde começar e o meu diretor quer essa coisa pra amanhã cedo.
- OLHA: PEQUE O MESMO DO ANO PASSADO. MUDA UMA OU DUAS SENTENÇAS E ENTREGUE. TODO MUNDO FAZ ISSO...
- Só que eu comecei a lecionar este ano, sabe? E a outra professora que eu substituí nem tinha plano. Dá pra você me ajudar?
- EU AQUI EM CASA SÓ TENHO A MINHA CÓPIA CARBONO. ACHO QUE ELA NÃO DÁ XÉROX – ESTÁ MEIO APAGADA...
- Cópia carbono?
- LÁ NA ESCOLA QUEM FAZ O PLANO É A D. CHIQUITA. ELA DATILOGRAFA AS CÓPIAS COM CARBONO PARA FACILITAR. IMAGINE SE EU VOU PERDER TEMPO COM ISSO. O DIRETOR NEM VERIFICA: ELE PEGA, DÁ UMA OLHADA POR CIMA E TRANCA NA GAVETA.
- É mesmo é? E você tem por acaso o telefone da Chiquita? Vou entrar nessa também!
- DEIXA EU VER... AQUI ESTÁ: 23-8166. SÓ QUE ELA COBRA, VIU?
- Cobra? Quanto?
- SERVIÇO PROFISSIONAL, MINHA FILHA! OU VOCÊ ACHA QUE A COLEGA IA TRABALHAR DE GRAÇA! JÁ BASTA A EXPLORAÇÃO DO GOVERNO. E COM ESSA INFLAÇÃO, NÃO SEI O PREÇO ATUAL DO PLANO. MAS VALE, VIU? VEM COM CAPA E BEM DATILOGRAFADO. MÁQUINA ELÉTRICA E TUDO... NEM PRECISA REVISAR...
- Obrigado pela recomendação. Vou ligar agora mesmo pra casa dela pra encomendar. Um abração, tá!
- SÓ MAIS UM CONSELHO ANTES DE DESLIGAR: GUARDE UMA CÓPIA COM VOCÊ. ASSIM NO ANO QUE VEM VOCÊ NÃO PRECISA TIRAR DINHEIRO DO BOLSO DE NOVO. É ISSO AÍ, TCHAU!
Referência
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Magistério e mediocridade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. pp. 35 e 36.
- Sim, com quem deseja falar?
- COM A PRÓPRIA. AQUI É CARMEM, LÁ DA MESMA ESCOLA ONDE ELA TRABALHA.
- Pode Falar Carmen, Aqui Quem Fala É Mariazinha.
- Mas que ótimo te pegar em casa. É sobre o maldito planejamento do ensino. Eu nem sei por onde começar e o meu diretor quer essa coisa pra amanhã cedo.
- OLHA: PEQUE O MESMO DO ANO PASSADO. MUDA UMA OU DUAS SENTENÇAS E ENTREGUE. TODO MUNDO FAZ ISSO...
- Só que eu comecei a lecionar este ano, sabe? E a outra professora que eu substituí nem tinha plano. Dá pra você me ajudar?
- EU AQUI EM CASA SÓ TENHO A MINHA CÓPIA CARBONO. ACHO QUE ELA NÃO DÁ XÉROX – ESTÁ MEIO APAGADA...
- Cópia carbono?
- LÁ NA ESCOLA QUEM FAZ O PLANO É A D. CHIQUITA. ELA DATILOGRAFA AS CÓPIAS COM CARBONO PARA FACILITAR. IMAGINE SE EU VOU PERDER TEMPO COM ISSO. O DIRETOR NEM VERIFICA: ELE PEGA, DÁ UMA OLHADA POR CIMA E TRANCA NA GAVETA.
- É mesmo é? E você tem por acaso o telefone da Chiquita? Vou entrar nessa também!
- DEIXA EU VER... AQUI ESTÁ: 23-8166. SÓ QUE ELA COBRA, VIU?
- Cobra? Quanto?
- SERVIÇO PROFISSIONAL, MINHA FILHA! OU VOCÊ ACHA QUE A COLEGA IA TRABALHAR DE GRAÇA! JÁ BASTA A EXPLORAÇÃO DO GOVERNO. E COM ESSA INFLAÇÃO, NÃO SEI O PREÇO ATUAL DO PLANO. MAS VALE, VIU? VEM COM CAPA E BEM DATILOGRAFADO. MÁQUINA ELÉTRICA E TUDO... NEM PRECISA REVISAR...
- Obrigado pela recomendação. Vou ligar agora mesmo pra casa dela pra encomendar. Um abração, tá!
- SÓ MAIS UM CONSELHO ANTES DE DESLIGAR: GUARDE UMA CÓPIA COM VOCÊ. ASSIM NO ANO QUE VEM VOCÊ NÃO PRECISA TIRAR DINHEIRO DO BOLSO DE NOVO. É ISSO AÍ, TCHAU!
Referência
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Magistério e mediocridade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. pp. 35 e 36.
Com
a intenção de promover trocas de experiências
e também de como cada Segundo Professor se organiza, cada professor demonstrou como realiza o seu planejamento bem como seus registros, formas de adaptação do conteúdo, interação
dele com a turma e dos alunos que atende. Nas interações percebemos que os planejamentos individuais são
divergentes na forma de se organizar, devido as suas especificidades, mas ambos têm os mesmos objetivos.
Segundo Professor e Equipe Gestora.
Grupo de Series Finais.
Grupo Series Inicias.
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